Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Filme Shakespeare apaixonado


"Shakespeare Apaixonado" tem muitos méritos e, para os educadores pode se tornar um bom referencial para trabalho em sala de aula. Joseph Fiennes (como William Shakespeare), Gwyneth Paltrow (no papel de Lady Viola, a amada de William Shakespeare) e o elenco de apoio formam uma base sólida para as interpretações. A reprodução de época foi realizada de forma admirável, com os locais por onde circulavam atores, diretores e escritores tendo sido refeitos de acordo com os modelos de época. O figurino é outro rico ornamento utilizado no filme para nos fazer viajar no tempo e sentir os ares da Inglaterra do século XVI.
A história do filme aborda uma paixão fulminante que teria atingido o grande escritor no momento em que passa por uma crise que não permite a ele escrever. William precisa desesperadamente produzir uma nova peça teatral para conseguir pagar suas dívidas (pelas quais, inclusive, corre risco de vida), no entanto, esse vazio criativo que o atinge impede que ele termine uma peça intitulada, à princípio, como "Ethel e o pirata".
Sua paixão, o grande mote do filme, também lhe causará problemas. Sua amada Lady Viola, pertence a outro nível social (a nobreza) e, está sendo prometida a um importante figurão da região onde mora. O status social, no entanto, não parece ser impedimento para a realização de um amor que desde o primeiro momento contou com uma resposta positiva por parte da bela dama. Através de subterfúgios dignos de Romeu, William Shakespeare consegue se aproximar de sua Julieta e, concretizar uma bela história romântica.
Paralelamente a trama central do filme, Shakespeare descobre as peças que lhe permitem, aos poucos, a composição de uma de suas maiores obras, justamente "Romeu e Julieta". A história do filme nos faz crer que, motivado por um romance particular, Shakespeare teria encontrado motivação para realizar um de seus clássicos. Nesse momento o professor que estiver trabalhando com o filme deve esclarecer que a história apresentada no filme é uma peça ficcional. Dessa forma, evita que essas informações sejam encaradas pelos alunos como fidedignas e verdadeiras.

3 comentários:

  1. Gente,
    Vamos aproveitar as férias e assistir o filme além de ler o livro?

    ResponderExcluir
  2. Meninas,

    Realmente o filme é muito bonito e retrata bem a época. Vale a pena ver!!!!

    ResponderExcluir
  3. O filme é lindo e vale a pena pegar o DVD para curtir a história, cenário, figurino e, principalmente, a representação da atriz que faz o papel de Romeu durante os ensaios.

    Mônica Dayrell

    ResponderExcluir