Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saramago


A morte do escritor português José Saramago, na sexta-feira, dia 18 de junho, aos 87 anos, mexeu com colegas de profissão e admiradores famosos. O escritor Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, foi um dos que prestou uma última homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura.

"Eu recebi com muito pesar a notícia da morte do Saramago, de quem eu era leitor, admirador e colega na Academia Brasileira de Letras, local em que ele foi eleito membro correspondente mas não chegou a tomar posse. Fui muito amigo dele, convivi com ele quando ele visitou Porto Alegre. Sua morte foi uma grande perda para a literatura de língua portuguesa e também para a literautura mundial." disse o escritor.

Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, “a sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes. O Ministério da Cultura do Brasil se soma aos que lamentam e manifestam a dor pela perda desse grande escritor.”

Segundo a família, a morte do escritor de Ensaio Sobre a Cegueira ocorreu por volta das 13h no horário local (8h de Brasília), quando ele estava em casa, acompanhado da mulher, Pilar del Río.

José Saramago havia passado uma noite tranquila. Após o café da manhã, começou a passar mal e pouco depois morreu, de acordo com informações da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário