Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ítaca, poema de Konstantinos Kaváfis

Saudações Tertulianas!

A fim de estimular nossa leitura de Odisséia, sugerimos o desfrute desse poema.

Nessa longa jornada, muitos serão os sopros de ventos que daremos (e que receberemos de vocês) para que o nosso barco ganhe mar e viaje longe!!

Apreciem ...

Ítaca

Se partires um dia rumo a Ítaca,

Faz votos de que o caminho seja longo,

Repleto de aventuras, repleto de saber.

Nem Lestrigões nem os Ciclopes

Nem o colérico Posídon te intimidem;

Eles no teu caminho jamais encontrarás

Se altivo for teu pensamento, se sutil

Emoção teu corpo e teu espírito tocar.

Nem Lestrigões nem os Ciclopes

Nem o bravio Posídon hás de ver,

Se tu mesmo não os levares dentro da alma,

Se tua alma não os puser diante de ti.

Faz votos de que o caminho seja longo.

Numerosas serão as manhãs de verão

Nas quais, com que prazer, com que alegria,

Tu hás de entrar pela primeira vez um porto

Para correr as lojas dos fenícios

E belas mecancias adquirir:

Madrepérolas, corais, âmbares, ébanos,

E perfumes sensuais de toda a espécie,

Quanto houver de aromas deleitosos.

A muitas cidades do Egito peregrina

Para aprender, para aprender dos doutos.

Tem todo o tempo Ítaca na mente.

Estás predestinado a ali chegar.

Mas não apresses a viagem nunca.

Melhor muitos anos levares de jornada

E fundeares na ilha velho enfim,

Rico de quanto ganhaste no caminho,

Sem esperar riquezas que Ítaca te desse.

Uma bela viagem deu-te Ítaca.

Sem ela não te ponhas a caminho.

Mais do que isso não lhe cumpre dar-te.

Ítaca não te iludiu, se as acha pobre.

Tu te tornaste sábio, um homem de experiência,

E agora sabes o que significam Ítacas.

Konstantinos Kaváfis

Tradução de José Paulo Paes

24 comentários:

  1. Belíssimo poema! Consegue capturar todas as nuances presentes na grande épica de Homero. Como é latente o espírito aventureiro!
    Viajemos, enfim.

    ResponderExcluir
  2. Nayara Anne S Bastos10 de maio de 2011 às 11:51

    O poema somente expressa o que já vejo no livro, muitos lugares e pessoas fantásticas, mitos, crenças, coragem, saudades...
    O mais interessante é que é isso realmente o que acontece quando vamos a um lugar diferente. Vemos o diferente, nao porque nós é que somos estranhos à novidade, as a novidade estranha a nós.
    Esta viagem já está empolgante e vamos seguindo com nossas descobertas.

    ResponderExcluir
  3. Muitas são as aventuras de Ulisses. A leitura de Odisseia nos possibilita descobrir as suas peripécias.

    ResponderExcluir
  4. Vocês imaginam como deve ser Ítaca? Será que conseguimos encontrar essa ilha no mapa?

    ResponderExcluir
  5. VIAJAR É RELAMENTE FASCINANTE,DEIXA EM NÓS MUITAS MARCAS,SENSAÇÕES E GOSTOS A ODISSEIA É REALMENTE UM BELO E INTRIGANTE POEMA ÉPICO.

    ResponderExcluir
  6. Gente,
    Confesso que está bem difícil a leitura da Odisseia. Estava muito feliz, vivendo mil aventuras com o Gulliver e tive que embarcar para Ítaca, de repente. Uma coisa tem me emocionado: ler um livro escrito a mais de 2 mil e 500 anos!

    ResponderExcluir
  7. VIAJAR É´TUDO DE BOM,ODISSÉÍA EXPRESSA ESSA AVENTURA COM FORÇA GRANDIOSIDADE E BELEZA

    ResponderExcluir
  8. TÍTULO PARA FOTOS DO PRIMEIRO ENCONTRO:
    -1ºGRUPO:AS ILUMINADAS.
    -2ºGRUPO:MISTERIO NO AR.
    -3ºGRUPO:A BUSCA.
    -4ºGRUPO:UNIDAS APRENDEREMOS.
    -5ºGRUPO:VOCÊS NA FITA.
    -6ºFOTO:A EXPOSIÇAO DO FUTURO.

    ResponderExcluir
  9. ESTE POEMA VEM REFORÇAR A CERTEZA QUE AO COMEÇARMOS A LEITURA DE UM BOM LIVRO VIAJAMOS JUNTOS COM OS PERSONAGENS E VIVENCIAMOS A SUAS EXPERIÊNCIAS. A SENSAÇAO QUE EXPERIMENTAMOS É DE ESTAR JUNTO COM O ESCRITOR A CADA FRASE,CADA PALAVRA E TUDO ISTO SE TORNA PARTE DE NÓS MESMOS NO DIA A DIA.VANDA DE VESPASIANO(pri)

    ResponderExcluir
  10. O SEGUNDO GRUPO,DO QUAL EU PARTICIPO,PODERIA SER CHAMADO DE "AS NEÓFITAS"

    ResponderExcluir
  11. ALGUEM PODE ME EXPLICAR PORQUE MEU COMENTÁRIO ANTERIOR SUMIU?COM CERTEZA EU FIZ ALGO ERRADO POIS NAO ENTENDO NADA DE PC.

    ResponderExcluir
  12. E AI LÊ COMO ESTÁ SUA AVENTURA COM ESTA EDIÇÃO QUE EMPRESTEI PRA VOCÊ?NAO CONSEGUI ENCONTRAR OUTRA,E OLHA QUE PROCUREI MUITO.

    ResponderExcluir
  13. O poema relata como é importante termos espírito de aventuras para que possamos realmente embarcar nessa viagem .E como vemos no livro Odisséia, Ulisses vivencia muitas dessas aventuras,e tenho certeza que essa viagem será duradouro e muito proveitosa.
    Sinto-me muito feliz em participar dessa viagem e tento imaginar como deve ser realmente a cidade de Ítaca.
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. ILzinha minha aventura está cheia de seres mitologicos!!!
    segue um link para nos ajudar a decifrar enimigmas desta viagem .

    ResponderExcluir
  15. http://www.youtube.com/watch?v=khhbEbl1bkM
    este link traz um documentario muito interessante beijo a todas!!!

    ResponderExcluir
  16. Ilza, seu comentário anterior foi postado, dê uma olhada lá em cima.

    Pri, obrigada pelas sugestões dos nomes das fotos. Quem quiser dar novas sugestões, a brincadeira mudou de lugar: agora ela ela está no grupo de e-mails.

    Mais de um filme já foi feito sobre "A Odisséia". Um deles é de 1997 e está dividido em 16 partes no You Tube. Pra quem se interessar, aí vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=G1yvYH5GTt4&feature=related

    ResponderExcluir
  17. Este poema traduz de maneira fascinante toda a emoção de viajar com a leitura de um bom livro!!
    Acabei de embarcar creio que será uma viagem maravilhosa...

    ResponderExcluir
  18. Este poema nos remete a umas viagem magnífica que é a Odisséia.A saga de um grego que jamais desistiu de seu objetivo voltar a Itaca, reencontra Penelope sua linda e amada esposa e seu filho Telêmaco.Mas isto só saberá quem se enebria nesta maravilhosa obra.

    ResponderExcluir
  19. Que belo poema! Este ao dialogar com a obra Odisseia de Homero nos proporciona uma reflexão sobre nós mesmos e os caminhos que trilhamos. Cada um de nós em vários momentos da vida está em busca de sua Itaca. Contudo esta busca surge de um sonho fruto do desejo de chegar ou voltar a algum lugar. Odisseu desejou ,sonhou, buscou, enfrentou desafios e encontrou muitas surpresas. Porém, Odisseu não percoreu o caminho sozinho, precisou da ajuda de outras pessoas para enriquecer sua trajetória.
    O caminho que percorremos também nos apresenta muitos desafios , descobertas, surpresas que podem ser boas ou ruins. Porém, como aconteceu com Odisseu, é a decisão de se chegar àquele objetivo e só de pensar em chegar que oferece forças para continuar a viagem. Assim foi que Odisseu soube utilizar de sua criatividade e paciência para superar os desafios que a viagem o apresentava. Chegar à própria Itaca exige muitas vezes persistência e paciência.

    ResponderExcluir
  20. A segunda pergunta"o que terá feito Ulisses para merecer tal castigo? Primeiro venceu a guerra contra Troia e depois onde feriu o filho de Netuno pai de Polifemo que foi cegado por ele e habitava na caverna no monte Etna.

    ResponderExcluir
  21. A segunda pergunta"o que terá feito Ulisses para merecer tal castigo? Primeiro venceu a guerra contra Troia e depois onde feriu o filho de Netuno pai de Polifemo que foi cegado por ele e habitava na caverna no monte Etna.vanda de vespasiano(pri)

    ResponderExcluir
  22. Terceira pergunta "Será que algum outro Deus teria tanto sucesso contra Ulisses? Ou o único com poder suficiente é aquele que governa a porta de entrada da casa de Odisseu?A terra de Ulisses "Ítaca " e uma ilha e por isto protegida pelo Deus dos mares por isto só uma homem com perseverança,força de vontade,determinaçao e fiel a seus principios e a sua familia e vontade firme de retornar ao lar e recuperar sua esposa,filho e seu trono seria capaz de tanta coragem.vanda de vespasiano(pri)

    ResponderExcluir
  23. Aleitura deste livro para mim foi um desafio pois para entender-lo tive que ler e reler varias vezes algumas paginas mas é um livro emocionante onde o amor de Penelope fortalece a coragem e a perseverança de Ulisses e o amor de seu filho pelos pais dá a ele impulso para ir em busca do pai.A fidelidade da criada tambem é um fato emocionante ,ao deparar com a cicatriz na perna dele.A cada desafio que ele teve que enfrentar ele foi conquistando os Deuses e conseguindo o apoio dos mesmos para chegar a sua terra natal.vanda de vespasiano(pri)

    ResponderExcluir
  24. Sem apologia dionisíaca, o verbo, ou O Verbo, vem do mesmo Espirito-Pensamento Maior-Uno Espiral, que fornece todos os dons.
    Sendo O Verbo- A Palavra, a poesia é a música da matemática, numeros pois, nimeros cantando por tras d'As Palavras- Verbos, que emanados são, da Fonte Viva Solar Espiral Áurica, não se trata de conhecimento, mas antes, de entendimento do que se torna conhecido, eis Sabedoria-Verdade que liberta a alma-pensamento microcosmo autômato que tem ouvidos e não escuta a lingua dos mensageiros, anjos caídos da Fonte, que bebem da água da Fonte, se comunicam no oculto aos não "iniciados", que não o são, por estarem voltados para a própra sorte, escutam o galo cantar, mas não conhecem o caminho do galo, pois não enxergam o qur escutam, por pura falta de interesse e
    atitude, são chamados, se recusam a ouvir, mortais.
    Após darwinianamente evoluirmos o pensamento, que esta yin-dentro da materia que experimenta o experimental, cada ser é responsavel por si, pela alquimia de sua materia "chumbo", em um ser "mais" leve, estes, com tempo a saber, olharam a luz com os proprios olhos, verão o luar sair do sol poente, começar a fase crescente, percorrer um quarto da circunferencia, se tornar pleno ao sol do meio oposto, flexa, foco, e verão o luar minguar por mais quarto de circunferencia dia-noite, entrar no sol nascente, Yoake antigo, e verão sol e Lua, passarem como estrovengas em suas mentes, estes, subirão a escada do amor, chegarão no sétimo degraus, último a saber, e contlemplarão uma imensa curva ao infinito centropi, contraria a uma imensa curva de
    rotãção sem orbita de 1.666km por hora, para crescerem como materia e alma-pensamento dualidade imortal pensamento- mortal materia imagem, que fica, aos que ficam, mas que segue o caminho da transmigração da energia imortal, estes,
    Lusos brasileiros, de lingua patria porto graal, ungidos pelo movimento
    do EXU da Pomba Gira Cigana, pois se engana quem tem a luz parada, e não conhece o seu Exú, mas, Exu Veludo 24.40hs piterreno por 24,40 minutos solares diarius.
    Quem tiver ouvidos, que ouça e entenda conforme o amor que possuir, mas o que é o amor, o amor é eros, colheita, pois é chegada a hora de libertar o pensar, o escravo negro pensamento, que não conhece a Lei, Causa & Efeito.
    Esperança na lingua dos anjos mensageiros da poesia, da cancáo, pois é lindo receber A Palavra Sagrada.

    FL Pinto Coelho
    PhD Cabalah, um judeu luso brasileiro que acredita no ser Sol, pois IS RA EL, O SOL Ê, o resto são espelhos narcisistas, acordem e contem 7 Bilhões de pedaços do Sol-solzinho.24.40( Os 40 ladrões do Tempo, Senhor )


    ResponderExcluir