Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Teatro Municipal de Sabará


O Teatro Municipal de Sabará, que nossos antepassados chamavam "Casa de Ópera" está situado na antiga Rua Direita (hoje D. Pedro II). Infelizmente não se encontra nenhuma documentação sobre ele. Sabe-se apenas que foi construído na primeira metade do século XIX, por meio de ações de uma sociedade anônima. O conjunto dá tal idéia de leveza e fragilidade que se tem a impressão de ser fácil quebrar tudo com os dedos.

Grandes elencos passaram por esse Teatro, em noites que devem ter sido memoráveis. Barões e baronesas, condes, marquesas, o Senhor Intendente do Ouro, o Ouvidor da Comarca, e a graciosa presença das tímidas e pálidas donzelas casadoiras...

Este teatro viveu em 1831 grandes momentos, quando enfeitado de flores e luzes, recebeu o Imperador do Brasil D. Pedro I em companhia da Imperatriz Dona Amélia.

Sua Majestade, percebendo que o povo estava descontente com sua atitude diante das exigências de Portugal, viera pessoalmente reconquistar as boas graças da gente das Minas. Mas o Imperador é recebido friamente, conta-se que ao se mostrar em frente do camarote o saudaram com o clássico:

"Viva o Imperador D. Pedro I".

"Enquanto for constitucional", acrescentou alguém, logo acompanhado por outras vozes.

Sua Majestade, desapontado, ficou quieto e assistiu ao espetáculo preparado em sua homenagem.

George Grimm, conhecido pintor alemão que no século XIX perambulou pelas Minas Gerais, deixou na boca de pano desse teatro uma explêndida vista da cidade.

De sua fama antiga o teatrinho ainda conserva uma excelente acústica.

2 comentários:

  1. Oi Meninas!
    Simplesmente encantador...
    Obrigada por me proporcionar uma tarde inesquecivel neste lugar emocionante!
    Foi maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de aproveitar o espaço para divulgar um novo alfarrábio online que abriu em Portugal: www.livrilusao.com

    Cumprimentos,
    Giulia Pizzignacco.

    ResponderExcluir