Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Trecho de "Minha vida de menina" de Helena Morley


"Sábado, 10 de Março.
Hoje foi dia de festa em casa.
Meu pai foi segunda feira para o Bom Sucesso onde ele está fazendo um serviço.
Era semana de lavra e ele estava com muita esperança na apuração. Meu pai anda tão
caipora que ninguém mais espera sorte aqui em casa. Só ele é que diz sempre: “Esperem.
Nem sempre o infeliz chora. O dia há de chegar”. Mas não chega nunca." (MORLEY, 2004,
p. 136).
"Domingo, 9 de Dezembro.
Eu ainda me lembro de quando chegou a noticia da lei de treze de maio. Os
negros todos largaram o serviço e se ajuntaram no terreiro, dançando e cantando que
estavam livres e não queriam trabalhar. Vovó com raiva da gritaria chegou a porta
ameaçando com a bengala dizendo: pisem já da minha casa pra fora, seus tratantes! A
liberdade veio não foi para vocês não, foi para mim! Saiam já! Os negros calaram o bico e
foram para a senzala." (MORLEY, 2004, p. 211).

Nenhum comentário:

Postar um comentário